Páginas

A imperfeição é bela, a loucura é genial e é melhor ser absolutamente ridículo que absolutamente chato.

quarta-feira, novembro 03, 2010

Suposições

Não consigo imaginar o mais horrendo dentre os seres,tampouco o mais belo.Talvez seja alguma aversão ao perfeito,ou ao imperfeito;aliás,escolha difícil - vejo dor na escolha de extremos.Gosto de criar faces,e desmanchá-las,depois,já nem me lembro de qualquer indício de devaneio.Me divirto ao deturpar as  más poesias que escrevi e que releio meses depois em escárnio.Anseio sempre pela tessitura do que quer que possa ser ancorado numa vida qualquer que seja marcada apenas por ternura e leveza ... utopia.Não abandono jamais qualquer resquício de ideologia,de dúvida,ou até de algum suposto deus.Aprecio a arte criada do caos.Gosto de encarar a nudez dos olhos e os gestos dos corpos.Cumpro promessas.Não gosto de acalentar tristezas.

Ao contrário,conheço quem não possa sobreviver sem qualquer presença de exagero e é imanente deste.Há quem seja narcisista,e quem ame o feio,e execre o belo - relatividade.Há quem nem ao menos pensa em nada além de...um quesito indecifrável.Existe alguns muitos quem comente o estranho ato(aos meus olhos) de não admirar ou memo aceitar poesia - falta de entendimento?Gostaria de saber.Algumas pessoas não acreditam ne plenitude - pode ser que deixaram de sonhar - perigoso,ou não?Há quem não pense em vida,em seres,em evoluções,em política,em religiões - apenas tanto faz.Há quem não vê nada de artístico na arte,ou apresso algum.Assim como há os que dela se alimentam,uma vez que todos vivem de se vender.Há uem abdicou ao prazer leve da visão,da troca.Há quem negue sua honra.E que gosta de aniquilar surpresas.
Há ainda os aleatórios,em que nenhuma discrição é suficientemente cabível.

O que faz dos seres tão afáveis e tão despresíveis... senão eles próprios?O que nos faz atribuir vícios e virtudes,como passatempo até que seja chegado o então momento que,penso,cada um vive à espera,o momento de sua revelação,ainda que uma nunca se iguale a outra...Multilateral é a necessidade de apoio ao intrigar o que é nosso por natureza,o que roubamos,ou o que criamos...Filosofia pode ser e pode nunca ser um modo de sustentação;podemos descobrir ou descobrir ainda mais ignorância,o que me faz a nada aludir,e a tudo desejar aludir.Mas o que quero descobrir mesmo,em linguagem clara e sem rodeios,é o Homem ; o que há no homem,o que é o Homem - se há mesmo mistério,ou se tudo é achável na menor das simplicidades.Risco certo é o nunca descobrimento de qualquer destas questões,nada esclarecidas porém esclarecedoras.Graça aguma teria em descobrir qualquer coisa inicialmente impossível,mas por que não pensá-las?Como Homem gosto do perigo,e,numa referência a C.Lispector,cortar os próprios defeitos é perigoso - nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro ; no entanto,enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever.Ainda que esta escrita não se iguale à escrita dos grandes...pois que real prazer haveria em ser grande,e cobrado pela posteridade...


11 comentários:

  1. De um extremo ao outro - passando por todas as graduações presentes no caminho - é impossível não pensar em Nietzsche: "Onde vocês vêem coisas ideais, eu vejo apenas coisas humanas... demasaido humanas."

    ResponderExcluir
  2. O perfeito é aquele que aos nossos olhos, mesmo com tantas falhas cabíveis ainda assim é o mais bonito ser.

    Belo texto. beijos

    ResponderExcluir
  3. suposições ou relativismo existencial? (há já muito que deixei de acreditar em absolutos).
    um beijinho!

    ResponderExcluir
  4. Seus pensamentos são bem profundos.
    uma maravilha!

    ResponderExcluir
  5. Clarice Lispector é a escritora + perfeita no Brasil. Não tem prá ninguém. Enqto. temos perguntas, estamos vivos. bjs

    ResponderExcluir
  6. Ah, os extremos estão visiveis, e todos são cabíveis. Ninguém pode desvendar o ser humano, o homem, porque cada um é singular, não há outro igual.

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  7. 'Deturpar as más poesias...' Eu faço isso.
    Incrível como isso tem tudo a ver com algumas de minhas atitudes. Contestar os próprios movimentos, quem sabe conseguir rir deles sem a pretensão de querer mudar.

    Bom é fazer tudo de novo, fazer do ímpeto uma birra, e ser feliz assim.

    Post divino.

    ResponderExcluir
  8. Me divirto ao deturpar as más poesias que escrevi e que releio meses depois em escárnio" me indentifiquei tanto ..

    ResponderExcluir
  9. "nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro"
    adoro essa da clarice *-*

    é, talvez os extremos nem mesmo existam e nos martirizamos por eles :s

    adorei o texto! :d
    Beeijo

    ResponderExcluir
  10. olha, maravilha de texto. cada pedaçinho de nós reside em pequenos atos.

    parabéns.

    http://terza-rima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tem um selo para você no meu blog. Beijos

    ResponderExcluir

Gosto de críticas,mas respondo a insultos.