Páginas

A imperfeição é bela, a loucura é genial e é melhor ser absolutamente ridículo que absolutamente chato.

domingo, janeiro 23, 2011

18 complexos

Crescer é uma coisa engraçada. Nós nos modificamos. Somos uma pessoa, mas de repente nos tornamos outra.”-O Curioso Caso de Benjamin Burtton

   18 anos não é idade afável!
   Ao contrário.Parece que é preciso desfazer-se de um corpo e modos que te pertenceram por 17 anos - some,substituído,quase.É uma loucura sem a loucura que todo mundo sonha aos 18.Aliás,loucura é o de menos.Que posso dizer:enfrentar a responsabilidade!O acaso,o nada.As mudanças loucas(aí sim!)que surgem,seja na sua mente,senso estilo,gosto musical,opinião cultural,identidade sentimental...Mudança,crua e nua.Não há nem ideologia certa pra viver.Os primeiros meses dos '18' são como TPM: um corpo estranho;bipolar e eloquente.Insegurança diante as (im)possibilidades.Prá lá deste quintal,nada tem fim.O relativismo existencial:chocante;acho que nunca dá pra estar tão metamoforse ambulante.Ora dá pra se sentir a primeira opção em milhares,encantado,como se fosse uma nova invenção.Ora,imprestável,impotente,cobrado.Palavras mais estressantes(ao menos para a maioria,penso):vestibular,ENEM,independência,instabilidade,mudanças.
   E,apesar de tudo o que foi feito,NÃO se é o mesmo!
   Nova consciência,nova juventude.8 ou 80.Crescer.Desta vez,por dentro,Taí uma tarefa no mínimo...excêntrica.Obviamente,um dos grandes começos.Partindo de si,e voltando para si,já que cada um é seu templo,seu álibi,seu porto seguro.Nessa fase,a gente vai driblando as divergências.Lavando o rosto como se isso fosse despir um ato contrário.Acendendo e apagando a própria luz.Mudando os eixos,os planejamentos,as ideias primitivas.Era eu.Só eu.Agora,eu e algo mais que de mim tanto exige.E vou indo.Ou vamos indo,eu e eu.
   Aos mais novos:não desejem tanto os dezoito!Aos '18' ou próximos de: isso passa,eu acho.Aos mais velhos:imagino que entendem,talvez se lembrem,mesmo que memórias sejam traiçoeiras.
   Provavelmente,o fim vai dar em algo.Afinal,os pés já estão sondando a estrada!

17 comentários:

  1. eu nunca tive muita aflição com o que será do futuro, coisa e tal..
    Talvez por isso veio tudo tão fácil pra mim...
    A saída do colégio, a eescolha do curso na faculdade...
    TUDO, quando a gente aceita que o tempo passa, e não espera pelas mudanças que achamos que vai acontecer, as coisas simplesmente, acontecem!

    ResponderExcluir
  2. É tanta pressa de chegar aos 18! Eu adorava minha dos 12/13. Que venham mais 18 e muito mais dear! bjs

    ResponderExcluir
  3. Quando se consegue pontuar essa transiçao, é um mérito.
    Enxergar a vida com 17 anos escritos no passado, com experiência conquistada e sonhos alimentados é o caminho a se seguir.

    E seus pés podem começar na estrada mas certamente acabarão ficando leves com todos os seus poderes e se acostumarão com os endereços do céu.

    Agradeço pelo carinho lá no Teatro. Leio suas respostas letra por letra.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente parabéns *--*

    áh, 18 anos, sonhado demais/temido demais!?
    Sugere medo pq sugere mudança, é sempre assim... Mas mudanças são necessárias, mudança faz bem...!
    háhá. Os meus estão chegando, não vejo a hora.!
    "Nova consciência,nova juventude.8 ou 80.Crescer.Desta vez,por dentro,Taí uma tarefa no mínimo...excêntrica"

    É isso. crescer por dentro! O que vem a dar mais medo... :x

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto. Ele todo eh um a verdade em si. Eu que tô qse nos meus dezoitos já sinto o "peso dele" chegando e aind atem a ilusão de que depois de 18 vai ser tudo diferente kkkk.
    não tô preparada pra me despir dos 17 anos que estou deixando pra tras, vou leva-los pelo menos na essencia deles. beeeijo!
    ps: peguei uma frase sua e coloquei no meu meme.
    http://meme.yahoo.com/renata_costa12/p/mJGNV63/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Vim deixar-te uma palavra pra meditar, se gostar pode visitar o http://hanukkalado.blogspot.com/
    lá terá saciada tua sede de entendimento das palavras de Jesus.
    Assim, inteligência espiritual seria a habilidade ou a capacidade de crer em uma mente criadora e universal e se interagir com ela. O conhecimento desta resulta no aumento da fé. Ou seja, quanto mais conhecemos os princípios divinos, mais experimentamos e interagimos com o Criador. Jesus nos ensinou e abriu esta “porta” do entendimento, nos despertando para grandes mudanças interiores que produzem sabedoria, paz, equilíbrio e um ambiente propício para o aperfeiçoamento e descoberta de novos valores e propósitos de vida.
    Abraço de paz.

    ResponderExcluir
  7. saudades dos meus 18 anos...obrigada pelo comentário em meu blog!bjos

    ResponderExcluir
  8. Porque o corpo nunca se acomoda. A alma, muito menos...

    ResponderExcluir
  9. Rívia, excelente escolha de frase [citação], este filme é ricamente fabuloso.

    Ps.: Amei o comentário!

    Abraços querida

    Priscila Cáliga

    ResponderExcluir
  10. Escreves muito bem, com muita sensibilidade e profundidade. Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. foi muito intensa a maneira com que vc conduziu sua reflexão e findou com uma frase magnífica. ao ler aqui me encontro nas entrelinhas.

    abraços

    http://terza-rima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Rsrs calma, agora que as coisas irão ficar boas rsr ter 18 anos é ver muita coisa mudar e as mesmas coisas nao mudarem em nada ao mesmo tempo, talvez nós que mudamos, mudamos pq queremos ou a vida nos obriga, mas, o mais importante é curtir cada passo, cada mudança, cada duvida e cada decisão e ver que no fim lá na frente onde nem eu cheguei tudo faz sentido.

    ResponderExcluir
  13. Valeu linda,é complicado e quanto mais você tenta se afastar dessas más companhias mais elas brotam e parece ser tão mais divertido fazer o errado que quando você percebe já está se arrependendo por ser tarde de mais. Enfim,gostei do texto HAHA e ''aos treze'' é um filme mt bom,já assisti várias vezes

    ResponderExcluir
  14. Uau, o texto termina de forma magnânima! "Afinal, os pés já estão sondando a estrada!" Isso é uma declaração de coragem, parabéns!

    Queria ter uma máquina do tempo e levar seu texto para eu ler quando tinha 18 anos. Teria sido extremamente útil e benéfico pra mim. De qualquer forma, suas reflexões são tão verdadeiras, profundas e intensas que, mesmo agora, aos 32 anos, consigo me identificar com muita coisa do que você disse.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ai os 18... estão quase me enlouquecendo já... rs
    Adorei o texto, até consigo me ouvir pensando quase a mesma coisa... kkkk Espero que melhore, e que aos 19 já tenhamos nos encontrado novamente...rs
    BJão =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Oii, seguindo, segue tmb?
    adorei aqui e adorei mais ainda seus textos!
    beijoos e bom fim de semana!

    http://sentimentosgratuitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Ai quem me dera ter outra vez 18 anos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Gosto de críticas,mas respondo a insultos.